continua após a publicidade

Empresária entra em coma após sessões de soroterapia em Vitória da Conquista

Perinalva Dias passou 28 dias em coma após intoxicação por excesso de vitamina D.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 01/09/2025 - às 15:47
Foto: Reprodução/Fantástico.

A empresária Perinalva Dias Paiva ficou 28 dias em coma após sofrer uma intoxicação por vitamina D. O caso aconteceu em Vitória da Conquista, onde ela foi internada em estado grave depois de realizar sessões de soroterapia em uma clínica médica. A história foi revelada em uma reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, no último domingo (31).

Segundo a empresária, a indicação do “soro da imunidade” foi feita por um médico que ela procurou devido a sintomas de cansaço e indisposição. “Ele disse que eu estava com falta de vitaminas e que ia me passar umas vitaminas em soro”, disse.

De acordo com a filha de Perinalva Dias, Polliana Pitombo, os primeiros sinais de alerta apareceram na urina. “O xixi foi evoluindo daquela cor de tom amarelo para o tom de Coca-Cola. Ela começou a urinar com sangramento”, relatou.

Além disso, a paciente teve náuseas, febre persistente e perdeu a força nas pernas, até o ponto em que não conseguia mais se manter em pé. Ela chegou a desfalecer em casa, antes mesmo da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Já no hospital, os médicos constataram que rins e fígado haviam parado de funcionar.

“Estava intoxicada com a soroterapia. A cardiologista disse que o único órgão que estava funcionando ainda era meu coração”, afirmou Perinalva Dias.

O diagnóstico recebido foi de hipervitaminose. Durante o período de internação, especialistas de diversas áreas atuaram em conjunto para tentar reverter o quadro.

Segundo o gastro-hepatologista e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Raymundo Paraná, a hipervitaminose é uma condição em que o organismo recebe uma quantidade elevada de vitaminas, podendo provocar lesões graves em órgãos e sistemas.

Apesar de essenciais ao funcionamento do organismo, as vitaminas devem ser administradas com cautela, preferencialmente por via oral e com acompanhamento profissional. O uso indiscriminado pode causar consequências graves.

“O mercado de vitaminas no Brasil movimenta mais de bilhões de reais por ano. Isso quer dizer que tem muita gente que toma sem necessidade. Quando elas estão bem indicadas, devem ser administradas por via oral, como nos alimentos, a menos que você tenha um problema digestivo que dificulte a absorção. Se não for esse o seu caso e algum profissional receitar vitaminas injetáveis e especialmente por soro na veia, desconfie“, alertou o médico Drauzio Varella.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!