Mucugê recebe a 8ª edição da Fligê a partir desta quarta-feira (13)
Feira reúne literatura, música e apresentações culturais na Chapada Diamantina, com programação para todas as idades.

Entre os dias 13 e 17 de agosto, o município de Mucugê, na Chapada Diamantina, receberá a 8ª edição da Feira Literária de Mucugê, conhecida como Fligê, e considerada um dos maiores eventos culturais do interior da Bahia. O evento reúne literatura, música, artes cênicas, manifestações populares e atividades que contemplam todas as faixas etárias.
A programação literária, ponto central do festival, inclui 37 atividades entre leituras guiadas, mesas literárias, bate-papos, rodas de conversa, lançamentos de livros, saraus e sessões de autógrafos.
A mesa de abertura, na sexta-feira (15), terá Josélia Aguiar e Gildeci Leite articulando literatura, território e memória através da exploração da presença dos elementos da natureza na literatura de Jorge Amado.
No sábado (16), Micheliny Verunschk, autora do livro O som do rugido da onça e vencedora do Prêmio Jabuti 2022, participa da mesa “Ranger para conter: naturezas originárias e desnaturalizadas da palavra”.
Entre as leituras guiadas, estão:
- Sexta-feira (15), 9h: “No tempo dos encantos: matas e águas”, com Rogério Soares, João Luis do Couto e Magna Cerqueira, que exploram a criação de mitos a partir de elementos da natureza.
- Sexta-feira (15), 10h30: “No rastro do rio, mata adentro”, com Mariana Paim e Vitória Maria Matos, focando em narrativas e metáforas da natureza e na criação de personagens.
- Sábado (16), 9h: “Palavras poéticas das mulheres na literatura: corpo, fome, sepulcro, herança e indizíveis amores”, com Regina Luz, Ana Fátima e Nina Maria.
- Sábado (16), 11h: “Terricídio: garimpando palavras para salvar o planeta”, com Gislene Moreira, Adriana Camargo e Iza Lobo, abordando a emergência climática e o planeta como corpo social.
O evento também promove 33 lançamentos individuais e 10 coletivos de livros, ampliando a diversidade literária e dando espaço para autores regionais e nacionais.
Na programação musical, a feira oferece 12 apresentações que variam entre concertos e shows, com destaque para a Filarmônica 23 de Dezembro, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e a Orquestra ARCOS, além da celebração da música popular brasileira em shows de Vanessa da Mata, Tiganá Santana, Marlua (homenageando Evandro Correia) e outros artistas.
Para o público infantil, a Fligêzinha apresenta 22 atividades lúdicas, como coral, palhaçaria, contação de histórias, teatro de fantoches, conversas literárias e quadrilhas infantis, garantindo a integração das crianças ao universo literário e cultural. Já a programação da Fligê + Juventudes traz atividades como bate-papos, rodas de conversa, oficinas e exposições de quadrinhos e tirinhas ao vivo, promovendo reflexão crítica e criatividade entre os jovens.
A Fligê também apresenta uma programação a fim de valorizar os talentos locais, com apresentações do Coro Encanto Diamantino, Ballet da Chapada Diamantina, Lyra Popular de Mucugê, cortejos literários e manifestações folclóricas como o Reisado Burrinha de Ouro, quadrilhas juninas, capoeira, apresentações artísticas e danças tradicionais.
Editoras parceiras também participam do evento com exposições, lançamentos, bate-papos, rodas de conversa e sessões de autógrafos. Entre elas estão a Editora Dandara, Editora Alma do Verbo, Literatura de Cordel e Cartoneras, EDIFA, EDITUS, Fábrica das Letras, EDUEFS, Mondrongo, Caramurê, EDUFBA e Arpillera, além de editoras independentes.