continua após a publicidade

Vitória da Conquista instala mais de 800 armadilhas para combater o Aedes aegypti em bairros com alta infestação

Objetivo é controlar a reprodução do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 08/08/2025 - às 16:55
Foto: PMVC.

Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto de Saúde e Ação Social (Isas), iniciou a instalação de armadilhas nos bairros Cruzeiro, Kadija, Nossa Senhora Aparecida, Morada Real, Loteamento Leblon, Jurema, Vila da Conquista, Campinhos, Henriqueta Prates, Urbis V, Urbis VI e Jardim Valéria. A ação tem como objetivo eliminar a reprodução do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.

A medida conta com 810 armadilhas, sendo 650 do modelo Pneutrap e 160 do modelo In2Care (V-Atrativa), distribuídas em 533 imóveis. A instalação é realizada em parceria com as equipes de endemias, que também realizam visitas de acompanhamento a cada 10 dias.

Os bairros escolhidos possuem índices de infestação elevados, e a expectativa é que, com o uso das armadilhas, seja possível eliminar a presença do mosquito e proteger a população contra as arboviroses. Além disso, a Secretaria também deve implantar, nas próximas semanas, armadilhas ovitrampas, que já estão sendo usadas desde outubro de 2024.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!