Vitória da Conquista instala mais de 800 armadilhas para combater o Aedes aegypti em bairros com alta infestação
Objetivo é controlar a reprodução do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto de Saúde e Ação Social (Isas), iniciou a instalação de armadilhas nos bairros Cruzeiro, Kadija, Nossa Senhora Aparecida, Morada Real, Loteamento Leblon, Jurema, Vila da Conquista, Campinhos, Henriqueta Prates, Urbis V, Urbis VI e Jardim Valéria. A ação tem como objetivo eliminar a reprodução do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.
A medida conta com 810 armadilhas, sendo 650 do modelo Pneutrap e 160 do modelo In2Care (V-Atrativa), distribuídas em 533 imóveis. A instalação é realizada em parceria com as equipes de endemias, que também realizam visitas de acompanhamento a cada 10 dias.
Os bairros escolhidos possuem índices de infestação elevados, e a expectativa é que, com o uso das armadilhas, seja possível eliminar a presença do mosquito e proteger a população contra as arboviroses. Além disso, a Secretaria também deve implantar, nas próximas semanas, armadilhas ovitrampas, que já estão sendo usadas desde outubro de 2024.