continua após a publicidade

SAC amplia horário para emissão da nova carteira de identidade em Vitória da Conquista

A partir desta terça-feira (5), unidades vão funcionar até 15h30 exclusivamente para atendimento da CIN; agendamento é obrigatório.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 05/08/2025 - às 18:08
Foto: Divulgação | Saeb.

O posto SAC Conquista I, em Vitória da Conquista, está entre as nove unidades do SAC no interior da Bahia que terão o horário ampliado exclusivamente para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida começa a valer nesta terça-feira (5) com atendimento das 7h às 15h30.

O atendimento acontece da seguinte forma: pela manhã, das 7h às 13h, o SAC seguirá normalmente com todos os serviços disponíveis. Já entre 13h e 15h30, o foco será exclusivo para a emissão da nova carteira de identidade. A ampliação faz parte de uma parceria entre o SAC, o Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) e o Detran.

Para emitir o documento, é obrigatório apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em sua versão original. Se o documento estiver plastificado, também será necessário levar uma cópia simples.

Segundo o secretário da Administração, Edelvino Góes, a expectativa é que haja um aumento de 72,7% na capacidade de atendimento, representando mais de 20 mil vagas mensais. Outros postos com horário ampliado estão localizados em Senhor do Bonfim, Eunápolis, Porto Seguro, Irecê, Paulo Afonso, Brumado, Guanambi e Valença.

O serviço deve ser agendado previamente pelo site (clique aqui), aplicativo ou pelos telefones (71) 4020-5353 e 0800 071 5353.

Sobre a nova CIN

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. O novo documento utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação e pode incluir dados complementares como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Informações como condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditiva, visual, física e intelectual, tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão também podem ser adicionadas.

A CIN também permite a inclusão do nome social, a pedido do cidadão. O documento possui versão digital e QR Code para validação. A validade do documento varia por faixa etária:

  • 0 a 12 anos incompletos: 5 anos
  • 12 a 60 anos incompletos: 10 anos
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!