Vitória da Conquista fortalece políticas para proteção animal com criação de conselho e novo centro de acolhimento
Projeto de Lei que institui o Combeam é assinado e Prefeitura anuncia construção do Crae com investimento de R$ 500 mil.

A Prefeitura de Vitória da Conquista oficializou, na última quinta-feira (31), duas novas medidas voltadas à causa animal no município. A primeira delas é a assinatura do Projeto de Lei nº 23/2025, que prevê a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combeam). A segunda é a proposta de construção do Centro de Reabilitação de Animais Especiais (Crae), com recursos já assegurados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente.
O Combeam será um órgão colegiado com a missão de contribuir na formulação da Política Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. A proposta, agora encaminhada à Câmara Municipal, busca ampliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre a pauta animal.
A criação do conselho foi uma das sugestões levantadas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em maio, com presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
A prefeita Sheila Lemos explicou que a iniciativa partiu da escuta social e será um canal para o fortalecimento de ações conjuntas.“Desde então, foram iniciados, com muito cuidado, os estudos para a implantação do órgão colegiado em nosso município. A ideia é que esse espaço dê oportunidade para que as pessoas engajadas com a causa animal possam discutir, junto com o poder público, mais políticas públicas para os animais”, afirmou.
Durante o anúncio, Sheila destacou que Vitória da Conquista já se tornou referência na Bahia por políticas públicas inovadoras nessa área. Ela citou o Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), inaugurado em 2023, e o Castramóvel, em funcionamento desde 2024.
Juntos, os dois equipamentos já realizaram mais de 10 mil atendimentos a cães e gatos em situação de vulnerabilidade. “Este compromisso com o bem-estar animal se materializa em ações concretas que demonstram a responsabilidade social e o compromisso ético do Poder Público Municipal para com todos os seres vivos”, ressaltou a prefeita.
A secretária Ana Cláudia Passos também avaliou a medida como estratégica: “Essa pauta é um dos pilares do Governo Municipal, porque melhorando a qualidade de vida dos animais, a gente promove melhorias para toda a população.”
Além do conselho, a prefeita também anunciou a criação do Centro de Reabilitação de Animais Especiais (Crae), voltado ao acolhimento de animais idosos, doentes ou fêmeas com filhotes. O projeto estrutural está em desenvolvimento e contará com um investimento inicial de R$ 500 mil.
Segundo a prefeita, o Crae será mais um equipamento voltado ao cuidado direto com os animais em situação de fragilidade. “Esse equipamento será de fundamental importância para que os animais de nosso município tenham ainda mais qualidade de vida”, declarou Sheila Lemos.