Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista emite carteiras de identificação para pessoas com autismo
Atendimento inclui ações na zona rural para ampliar acesso ao documento e promover inclusão social.

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista vem realizando a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Até o momento, 1.194 cadastros foram efetuados, resultando na emissão de 1.169 carteiras.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na sala 3 do Polo de Educação Permanente, localizado no Complexo de Saúde (Cemae). Para realizar o cadastro, é necessário apresentar a documentação completa, que inclui:
- Xerox do cartão do SUS;
- Xerox do comprovante de residência;
- Xerox do RG ou Certidão de nascimento;
- Xerox do CPF;
- Xerox RG ou CPF do responsável;
- Uma foto 3×4 colorida e original;
- Xerox do laudo do exame ABO/Rh (tipo sanguíneo);
- Xerox do relatório médico contendo o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
Gabriela Patez, diretora de Atenção Programática e Especializada, reforça que o cadastro só pode ser realizado com toda a documentação em mãos. Após o cadastro, as carteiras são confeccionadas e entregues seguindo a ordem de inscrição, com a data provável informada no momento do cadastro.
Para alcançar também as famílias da Zona Rural, o serviço integra o projeto Saúde em Todo Lugar, que leva atendimentos básicos de saúde às comunidades mais distantes. Além de garantir acesso prioritário a serviços públicos e assegurar direitos legais, a CIPTEA contribui para a inclusão social e redução de barreiras enfrentadas pelas pessoas com autismo.