Vitória da Conquista terá Secretaria de Defesa Social ainda em 2025, anuncia prefeita
Nova pasta reúne a Guarda Municipal e deve atuar na formulação de políticas públicas de segurança.

Vitória da Conquista contará, ainda este ano, com uma Secretaria Municipal de Defesa Social. O anúncio foi feito pela prefeita Sheila Lemos durante entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da Band, nesta terça-feira (29), durante sua agenda oficial em Salvador.
A nova pasta irá abrigar a Guarda Municipal e atuará em parceria com órgãos estaduais e federais. Segundo a gestora, o objetivo é reforçar a prevenção e o combate à criminalidade, além de monitorar indicadores e subsidiar o planejamento de políticas públicas na área de segurança.
“Foi um compromisso nosso, está no plano de governo. Até o final deste ano a gente cria essa Secretaria de Defesa Social, que pode ser chamada de Segurança Pública”, afirmou Sheila.
Conquista se mantém como a cidade mais segura da Bahia, conforme dados do primeiro semestre de 2025 divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes. Foram registrados 18 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)nos primeiros seis meses do ano, uma queda de 40% em relação ao mesmo período de 2024.
Para a prefeita, a segurança pública envolve mais do que ações policiais. Sheila destacou os investimentos em educação, assistência social, saúde e urbanismo, como fatores que contribuem para a redução da violência. “Bairros com altos índices de criminalidade receberam escolas, Cras, iluminação em LED e espaços de lazer. Isso faz diferença”, pontuou.
A criação da nova secretaria faz parte de uma reorganização administrativa iniciada em maio, que já criou duas secretarias especiais e uma dedicada ao esporte. “Vitória da Conquista tem quase 400 mil habitantes e cerca de 10 mil servidores. Essa reformulação é necessária para melhorar a entrega de serviços à população”, concluiu.