Vitória da Conquista registra 79 colisões em postes no primeiro semestre de 2025
Cidade está entre os quatro municípios com mais ocorrências na Bahia, segundo a Neoenergia Coelba

Entre janeiro e junho deste ano, 79 batidas de veículos contra postes foram registradas em Vitória da Conquista, colocando o município na terceira posição entre os que mais tiveram esse tipo de ocorrência na Bahia. Os dados são da Neoenergia Coelba, que contabilizou 1.899 casos em todo o estado um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2024.
Feira de Santana lidera o ranking, com 103 colisões, seguida de Salvador (91). Luís Eduardo Magalhães, apesar de ser apenas o 17º município mais populoso da Bahia, aparece em quarto lugar, com 63 registros.
Apesar do crescimento, apenas 32% das colisões causaram falta de energia. Isso se deve, segundo a distribuidora, ao uso de tecnologias que permitem a recomposição automática da rede elétrica.
Além dos prejuízos estruturais, os acidentes envolvem riscos à segurança pública. Em muitos casos, o conserto só é iniciado após a chegada da perícia. Quando há queda de cabos, a recomendação é que as vítimas permaneçam dentro do veículo até a chegada do socorro.
A concessionária alerta que os responsáveis pelas colisões podem ser cobrados pelos custos de substituição dos postes danificados. O reforço da direção responsável, principalmente em vias urbanas e movimentadas, é apontado como essencial para a redução dos casos.