Julho Amarelo: Vitória da Conquista intensifica ações contra hepatites virais
Campanha da Secretaria de Saúde inclui testagem, vacinação e conscientização

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista está promovendo, durante o mês de julho, a campanha Julho Amarelo, com foco na prevenção e combate às hepatites virais. A iniciativa busca reforçar a conscientização sobre os riscos das hepatites B e C, que podem evoluir para doenças graves, como cirrose e câncer hepático.
Dados do município mostram que em 2024, foram 220 casos suspeitos e 13 confirmações de hepatite B e 17 de hepatite C. Em 2025, até junho, já foram 81 casos suspeitos, com 11 confirmações de hepatite B e 4 de hepatite C. Um óbito por hepatite B foi registrado neste ano.
A vacina contra hepatite B continua disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A campanha inclui ações de testagem rápida, capacitação de profissionais de saúde, e educação permanente, com ênfase em grupos de maior risco, como usuários de drogas e profissionais do sexo.
Ações programadas:
- Testagem e vacinação em hospitais, escolas e locais públicos.
- Capacitação para profissionais de saúde em diversas unidades.
- Sensibilização em redes sociais e eventos como baladas noturnas com coleta para profissionais do sexo.
A Vigilância Epidemiológica reforça que todas as unidades de saúde do município têm realizado ações de diagnóstico precoce e orientações à população.