Com investimento de R$ 4,4 milhões, Embasa moderniza sistema de abastecimento em Vitória da Conquista
Expectativa é de que seja possível fiscalizar cerca de 150 pontos diferentes atendidos pela empresa, entre a zona urbana e rural.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou um investimento de R$ 4,4 milhões em um novo sistema de monitoramento.
O Centro de Controle Operacional (CCO) foi inaugurado no município visando modernizar o abastecimento de água e a nova estrutura está associada a rede de telemetria já existente.
A expectativa é de que seja possível fiscalizar cerca de 150 pontos diferentes atendidos pela Embasa, entre a zona urbana e rural. O CCO opera 24 horas por dia e supervisiona 28 setores de abastecimento, através de 14 atuadores com capacidade de abrir e fechar registros de forma remota. Isso permite que, em situações de vazamentos e demais falhas, seja possível realizar ações para consertos e ajustes de forma mais rápida, além da possibilidade de controlar o volume e a pressão de água distribuída.
“Ao detectarmos qualquer anomalia, da sala de controle, nossa equipe pode atuar para conter vazamentos, por exemplo, com o fechamento de registro“, explica o gerente regional da Embasa, Manoel Marques.
O novo centro também começou a executar o monitoramento do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), mas de forma experimental. O primeiro ponto de observação foi instalado em uma estação elevatória de esgoto, onde todo o esgoto coletado no município é reunido antes de chegar à estação de tratamento. Posteriormente, devem ser implantados também pontos para acompanhar os poços de visita da cidade.