Parceiro de Dona Maria é preso em São Paulo durante operação contra facções baianas
O suspeito figura como uma liderança de facção em Vitória da Conquista e no sudoeste baiano.
Um homem apontado como parceiro de Jasiane Silva Teixeira, a Dona Maria, foi preso na tarde do último sábado (24) no município de Santo André, em São Paulo. A prisão é parte de uma operação integrada que tem como alvo líderes de facções criminosas com atuação na Bahia.
O suspeito figura como uma liderança da facção liderada por Dona Maria em Vitória da Conquista e no sudoeste baiano.
Natural de Vitória da Conquista, Dona Maria é considerada uma das maiores traficantes do estado. Seu parceiro, cuja identidade não foi revelada, estava foragido e era responsável por comandar o envio de drogas e armas para o sudoeste baiano, além de ordenar homicídios e roubos, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A captura foi realizada por equipes da FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado)da Bahia e de São Paulo, com apoio das polícias Militar e Civil. A operação faz parte de um esforço concentrado para localizar traficantes baianos escondidos em estados do Sudeste.
Essa não foi a única prisão recente ligada ao tráfico interestadual. Bruno Cabeça, apontado como chefe da facção Km Linha Verde (KLV), que atuava na Região Metropolitana de Salvador, foi preso há duas semanas em uma cobertura de luxo na capital paulista.
Dona Maria ganhou notoriedade por liderar o Bonde do Neguinho (BDN), facção fundada após o assassinato de seu companheiro em 2014. Com forte influência no crime organizado, ela já manteve ligação direta com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Investigada por tráfico, homicídios e corrupção de menores, Dona Maria chegou a figurar no Baralho do Crime da SSP-BA, sendo representada como a Dama de Copas. De acordo com a polícia, ela usava aviões particulares para o transporte de drogas e negociava armamento pesado, como fuzis e granadas, para abastecer os grupos sob seu comando.