continua após a publicidade

Moradores do Parque Lorena, loteamento em Vitória da Conquista, relatam transtornos com ruas sem pavimentação

De acordo com uma reportagem do Bahia Meio Dia, a comunidade aguarda soluções há vários anos e relatam dificuldades de locomoção.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 21/05/2025 - às 10:33

Quatro ruas do loteamento Parque Lorena, localizado no bairro Espírito Santo, em Vitória da Conquista, seguem sem pavimentação, segundo moradores da região. As vias, identificadas como ruas A, B, C e D, apresentam problemas como acúmulo de lama em períodos de chuva e poeira intensa durante o tempo seco.

A situação foi mostrada em uma reportagem exibida pela TV Sudoeste. De acordo com a matéria, os moradores aguardam a pavimentação há vários anos e relatam dificuldades de locomoção, tanto para veículos quanto para pedestres. Uma das moradoras informou que, ao tentar sair de casa com o carro, precisa enfrentar poças e lama. Diante disso, ela decidiu colocar o imóvel à venda.

A comunidade relata que engenheiros da Prefeitura estiveram no local em 2023 e afirmaram que a obra seria realizada ainda em 2024. No entanto, segundo eles, quase um ano depois, a situação das ruas permanece sem alteração. A justificativa dada foi a ausência de projeto de drenagem.

Eilton Mendes, morador do loteamento, questionou a realização de um projeto de pavimentação que não inclua, previamente, a drenagem. O morador questiona também o fato de outras ruas já asfaltadas da Urbis 6 receberem novo asfalto. “A nossa maior indignação, é de saber que ruas que não precisavam foram novamente asfaltadas e nós há 15 anos esperando quatro ruas apenas do Parque Lorena sem asfalto”, afirma.

Gabriel Vieira, que mora no local há 12 anos, informou que a pavimentação das ruas consta no projeto Finisa III, programa municipal de financiamento para obras de infraestrutura. Ainda segundo ele, a Prefeitura não informou uma data precisa para o início e conclusão da obra. Ele mencionou uma licitação feita pela Emurc para aquisição de manilhas, mas disse não saber se o material será destinado às intervenções no Parque Lorena.

Comerciantes também relataram impactos. A gerente de um hotel localizado na região, Norma Moura, explica que uma pessoa precisa ser mantida diariamente para realizar a limpeza do local por causa da poeira e da lama trazidas pelos frequentadores. Segundo os responsáveis, a necessidade de manter o ambiente limpo é constante, independentemente do clima.

Moradores também citaram o pagamento de impostos como o IPTU, destacando que esperam melhorias básicas na infraestrutura urbana. Alguns disseram ter construído suas casas no local com a expectativa de valorização futura, o que, segundo relataram, ainda não se concretizou por causa da ausência de pavimentação.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!