Vitória da Conquista é selecionada para projeto de urbanismo sustentável com apoio do governo alemão
Município vai receber consultoria especializada para aprimorar projetos em mobilidade, infraestrutura e sustentabilidade, com troca de experiências entre cidades brasileiras.
Vitória da Conquista foi selecionada para integrar as Comunidades de Prática em Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI), uma iniciativa do Instituto Pólis com apoio da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) e do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (CAPACIDADES), vinculado ao Ministério das Cidades.
O objetivo do programa é fortalecer projetos de desenvolvimento urbano integrado nos municípios, oferecendo capacitação para equipes técnicas por meio de debates, troca de experiências e orientação de especialistas em Planejamento Urbano Integrado.
O projeto enviado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e do Comitê Técnico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aborda temas como mobilidade, infraestrutura, meio ambiente, urbanismo, habitação e acessibilidade, em alinhamento com o Plano de Governo Municipal.
A iniciativa está conectada à ReDUS, uma plataforma que reúne organizações e agentes da sociedade civil para promover cidades brasileiras mais sustentáveis. A consultoria, que segue até julho, com 15 encontros, permitirá ao município aprimorar sua proposta com suporte técnico, além de facilitar a troca de conhecimentos com outras cidades e possíveis parcerias para intervenções nas áreas social, econômica e urbanística. O resultado final será a implementação do projeto.