Prefeitura e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia promovem Workshop de Automação Residencial
O curso aconteceu no Espaço Colaborar e foi direcionado para arquitetos, engenheiros e demais profissionais da construção civil.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), promoveram o Workshop de Automação Residencial. Com o tema “Transforme seus projetos em experiências inteligentes”, o curso aconteceu na noite da última sexta-feira (25), no Espaço Colaborar e foi voltado para arquitetos, engenheiros e demais profissionais da construção civil.
👉 A aula foi ministrada pelo engenheiro eletricista, Thiago Caires, da TC Eletricidade e Automação, com o apoio da empresa Elétrica Brasil e contou com conteúdo teórico baseado nos pilares da automação, conforto, segurança e economia de energia, além de demonstração prática de painel expositor.
➡️ A automação residencial consiste na integração de tecnologias que permitem o controle de aparelhos e funções dentro de casa.
👉 O principal objetivo do workshop é facilitar a rotina doméstica, possibilitar o monitoramento à distância e também a automatização de alguns processos cotidianos. Visando ensinar como incorporar essa automação de forma eficiente e funcional na elaboração de projetos estruturais e arquitetônicos.
👉 Para Thiago Caires, essa é uma forma de formar os profissionais e por consequência o mercado da cidade.
➡️ “Essa ideia surgiu pois eu sinto uma dificuldade grande nessa área, os projetos estão desatualizados. O intuito é modernizar a perspectiva desses arquitetos e engenheiros “, afirmou Thiago.
👉 Rosenia Tavares, coordenadora do Espaço Colaborar, destacou que esse é um ambiente de inovação e qualificação.
➡️ “Esse curso vai apresentar as soluções na área de automação residencial. É uma forma de qualificar nossos profissionais, uma formação complementar, e todo conhecimento é válido”, destacou a coordenadora.
👉 O Espaço Colaborar busca promover a inclusão digital para jovens empreendedores, a fim de proporcionar a troca de conhecimentos e oportunidades de networking com universidades, empresas e órgãos públicos.
👉 Os participantes do workshop responderam ao questionário afirmando que nunca haviam elaborado um projeto de automação residencial. Por esse motivo, a arquiteta e urbanista, Telma Andrade, logo se interessou pelo projeto.
➡️ “A temática despertou minha curiosidade, a tecnologia está cada vez mais avançada e o mercado cheio de novidades. É muito bacana, para pessoas que não podem viajar para outros lugares, como congressos e feiras, a oportunidade de se especializar”, afirmou. “Ao oferecer esse conhecimento de forma gratuita, a Prefeitura está pensando na necessidade do mercado”, concluiu Telma.