Bahia: Sesab amplia acesso a medicação para gestantes e puérperas com risco de tromboembolismo
A medida vai facilitar o tratamento e a prevenção, sem a necessidade de internação hospitalar.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) implementou um novo protocolo de saúde, anunciado na quarta-feira (16), que expande o fornecimento de enoxaparina, medicamento essencial na prevenção do tromboembolismo venoso (TEV), para gestantes e puérperas fora do ambiente hospitalar.
A ação visa proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente, permitindo que as mulheres em risco sejam tratadas sem a necessidade de internações prolongadas, o que também contribui para a liberação de leitos hospitalares.
A nova diretriz tem como base evidências científicas e dados orçamentários, e modifica os critérios estabelecidos pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde. Entre as novas condições que permitem o acesso à medicação, está o diagnóstico de Síndrome Antifosfolípide (SAF), especialmente em mulheres com histórico de descolamento prematuro de placenta.
A medida busca ampliar a equidade no sistema de saúde, permitindo que mais gestantes e puérperas em situações vulneráveis tenham acesso ao medicamento sem complicações, melhorando a assistência e segurança durante a gestação e o pós-parto.