Polícia Federal e Vigilância Sanitária realizam operação em clínica de estética em Vitória da Conquista
Ação foi motivada por denúncias relacionadas ao uso e à comercialização irregular de medicamentos para emagrecimento.
Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Federal, em conjunto com a Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista, deflagrou uma operação em uma clínica de estética localizada na Avenida Siqueira Campos.
A ação, que chamou a atenção de quem passava pelo local, foi motivada por denúncias relacionadas ao uso e à comercialização irregular de medicamentos para emagrecimento.
Durante a operação, foram apreendidos medicamentos manipulados comercializados de forma irregular, incluindo substâncias como tirzepatida e semaglutida, utilizadas legalmente no tratamento de diabetes tipo 2, mas proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fins de emagrecimento.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Maicon Mares, os rótulos dos medicamentos apreendidos estavam em desacordo com a legislação vigente e eram provenientes de farmácias de manipulação situadas no estado de São Paulo. A ação foi desencadeada após uma denúncia encaminhada pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb-BA).
Ainda segundo a Vigilância Sanitária, algumas clínicas foram notificadas por estarem com o alvará de funcionamento vencido. No entanto, até o momento, nenhum estabelecimento foi interditado.
Esta é a segunda operação do tipo realizada na cidade neste ano. Em março, outra clínica de estética também foi alvo de ação semelhante, com foco no uso de substâncias não autorizadas pela Anvisa. A Polícia Federal ainda não divulgou detalhes oficiais sobre a investigação em curso.