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Turismo representa 18% dos novos postos no setor de serviços na Bahia e se consolida como motor da economia baiana

Dados do Ministério do Trabalho mostram que o estado gerou 39 mil vagas formais no setor desde 2021.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 16/04/2025 - às 12:29

Segundo dados do Ministério do Trabalho, as atividades turísticas na Bahia geraram mais de 2 mil novos empregos formais. Esse número representa 10,3% do total de 20,1 mil vagas com carteira assinada criadas no período, em todo o estado.

Levando em conta somente o setor de serviços, o turismo foi responsável por 18% dos novos postos de trabalho.

Como consequência da pandemia da Covid-19 em 2020, a Bahia perdeu 19 mil empregos formais na área do turismo. No entanto, de janeiro de 2021 a fevereiro de 2025, foram criadas 39 mil vagas com carteira assinada, no estado, em atividades da indústria de viagens.

“Essa conquista é resultado do esforço do Governo do Estado, que tem no turismo uma das prioridades para a geração de emprego e renda. São investimentos em promoção dos destinos, na qualificação e capacitação profissional e empresarial, em infraestrutura e diversificação da oferta de experiências. Essas ações colocaram a Bahia na liderança do turismo nacional”, comemora o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar.

“Esses dados animam todo o setor produtivo, principalmente o Sistema Comércio, que, através do Senac, contribuiu na capacitação da força de trabalho utilizada em atividades turísticas”, declarou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes.

De acordo com o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, “o crescimento na geração de empregos formais no turismo se dá pelos investimentos públicos e privados no setor. Não é surpresa que o Governo da Bahia tem feito o melhor para transformar nossas belas cidades em polos turísticos favoráveis aos investimentos sustentáveis, fortalecendo a economia e gerando mais renda para a população baiana”.

Marcos Almeida, recém-nomeado diretor de Emissivo da Operadora Itaparica Tour, atribui essa nova oportunidade ao momento favorável que o turismo na Bahia está vivendo. “A atuação do governo tem sido fundamental, impulsionando a abertura de novos mercados nas 13 zonas turísticas do estado. Os destinos estão cada vez mais bem estruturados, o que nos permite oferecer um serviço de excelência aos visitantes”, afirma.

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