continua após a publicidade

Falta de cuidadores especializados compromete inclusão escolar de crianças autistas em Vitória da Conquista

Situação fez com que mãe atípica fosse ameaçada de agressão física após episódio de crise do filho na escola; entenda.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 16/04/2025 - às 15:23

A escassez de cuidadores especializados nas escolas públicas tem comprometido a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Vitória da Conquista. Apesar do aumento significativo no número de matrículas de alunos com TEA que chegaram a 636.202 em 2023, representando um crescimento de 48% em relação ao ano anterior, segundo o Censo Escolar, a estrutura de apoio nas instituições de ensino não tem acompanhado essa demanda.

A falta de profissionais capacitados para acompanhar esses estudantes tem gerado situações preocupantes.

Em um caso recente, uma mãe entrou em contato com o Jornal Conquista para relatar uma situação delicada que viveu nos últimos dias. Segundo ela, seu filho, diagnosticado com autismo nível 2, em um momento de crise, agrediu um colega na escola. Ao tentar explicar a situação para a responsável pela outra criança, foi ameaçada de agressão física.

O episódio deixou a criança autista assustada e evidenciou a falta de compreensão sobre o transtorno.

A mãe informou que, desde o ano passado, busca junto à Secretaria Municipal de Educação a designação de um cuidador para seu filho, sem sucesso. A ausência desse profissional já resultou na proibição da frequência escolar da criança em ocasiões anteriores.

A falta dessas políticas públicas, que garantem a presença de cuidadores especializados nas escolas, representa uma falha no direito à educação inclusiva e no bem-estar dos alunos com TEA, como no caso relatado ao JC.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!