continua após a publicidade

Desempenho no Enade 2023 coloca Uesb entre 26% das melhores universidades do país

A universidade obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) e teve diversos cursos avaliados positivamente.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 16/04/2025 - às 17:02

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) obteve bons resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2023, alcançando o Índice Geral de Cursos (IGC) 4, colocando-a entre as 26% das melhores universidades do Brasil, conforme a avaliação do Ministério da Educação (MEC). O IGC avalia a qualidade da universidade em aspectos como graduação, pós-graduação, corpo docente e infraestrutura.

Além disso, 11 cursos da Uesb foram avaliados no Conceito Preliminar de Curso (CPC), também utilizado pelo MEC. Desses, nove receberam nota 4, incluindo áreas como Agronomia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. Os cursos de Engenharia de Alimentos e Medicina (campus Vitória da Conquista) ficaram com a nota 3.

O curso de Medicina do campus Jequié foi um dos destaques, recebendo nota 5 no Conceito Enade, indicador utilizado pelo MEC para avaliar o desempenho dos estudantes. Essa classificação posiciona a Uesb entre as melhores instituições para a formação médica, refletindo o trabalho coletivo de professores, alunos e técnicos.

Cursos como Agronomia, Farmácia e Odontologia também alcançaram nota 4, enquanto outros, como Engenharia Ambiental e Zootecnia, ficaram com a nota 3.

A Uesb, por meio do pró-reitor de graduação, professor Reginaldo Pereira, destacou que os bons resultados são frutos do esforço coletivo de alunos, professores e técnicos administrativos. A instituição continuará se dedicando para manter os avanços nas avaliações futuras.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!