Chuva alivia calor em Vitória da Conquista, mas volume ainda é baixo na zona rural
A previsão é de que o tempo continue instável até segunda-feira (21) no sudoeste baiano.
Uma reportagem exibida no BATV mostrou os efeitos da chuva que caiu em Vitória da Conquista na noite de terça-feira (15). O volume trouxe alívio para o calor, mas ainda preocupa moradores da zona rural, onde a precipitação foi considerada fraca.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), o acumulado nas últimas 24 horas foi de 33 mm em média, com destaque para o bairro Recreio, que ultrapassou os 45 mm.
Ruas da cidade amanheceram com lama, lixo arrastado e poças de água, principalmente em avenidas como a Bartolomeu de Gusmão e a Ascendino Melo, onde o tráfego ficou complicado.
Especialistas ouvidos pela reportagem da TV Sudoeste explicaram que os efeitos dos fenômenos El Niño e La Niña alteraram a distribuição das chuvas, que chegaram com atraso.
Na área urbana, a chuva foi bem recebida, mas na zona rural o cenário é outro. Agricultores relataram que o volume foi insuficiente para abastecer aguadas e represas. Desde o início de abril, Vitória da Conquista está entre os municípios reconhecidos em situação de emergência pelo o Governo Federal, devido a estiagem.
A previsão é de que o tempo continue instável até segunda-feira (21) no sudoeste baiano. Com isso, a expectativa é que as chuvas possam suprir a falta d’água causada pelos últimos meses de tempo seco.