continua após a publicidade

Violência doméstica representa 80% das ocorrências atendidas pela PMBA, afirma comandante

Chamados frequentes por violência doméstica revelam padrão preocupante nas ocorrências policiais.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 09/04/2025 - às 18:33

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) tem lidado, majoritariamente, com ocorrências de violência doméstica. De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Antonio Carlos Silva Magalhães, cerca de 80% das chamadas recebidas pela central de atendimento da PM têm relação com agressões dentro do ambiente familiar.

A declaração foi feita durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, que foi ao ar na ultima terça-feira (8), onde o coronel destacou que boa parte das ocorrências ocorre dentro das residências, o que exige uma atuação específica e constante das forças de segurança. Conforme afirma, o dado aponta para um problema estrutural que vai além da repressão policial.

Segundo o coronel, muitas dessas situações ocorrem dentro do lar, o que torna o combate mais complexo. O comandante ressalta que essas ocorrências envolvem relações afetivas e familiares, exigindo sensibilidade e preparo específico por parte dos policiais.

Para o comandante Magalhães, o enfrentamento à violência doméstica exige mobilização de diferentes setores: segurança pública, Justiça, assistência social e, sobretudo, a denúncia feita pela população. “A polícia só pode agir quando sabe que a violência está acontecendo”, reforçou.

Além da atuação direta no atendimento às ocorrências, a PM também realiza ações de prevenção. Entre os programas desenvolvidos estão o “Fala Sério”, voltado à juventude, “Homens em Diálogo”, direcionado a agressores e “Guardiões de Maria”, que forma voluntários para apoiar vítimas nas comunidades. Esses projetos são iniciativas especialmente do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM).

Para denúncia de violência doméstica, ligue 180.

Confira a entrevista na íntegra:

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!