continua após a publicidade

Vitória da Conquista é citada em debate de deputados sobre conectividade aérea no interior da Bahia

Cidades como Ilhéus, Barreiras e Vitória da Conquista foram mencionadas por deputados como exemplos da dificuldade de acesso aéreo no estado.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 08/04/2025 - às 11:37

No último dia 1º de abril, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, participou de uma reunião com a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Durante o encontro, parlamentares destacaram dificuldades na conectividade aérea para cidades do interior, incluindo Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Barreiras e Juazeiro.

Com a condução do deputado Eduardo Salles (PP), que preside a comissão, o encontro reuniu a maioria dos integrantes, tanto titulares quanto suplentes. Outros deputados também participaram da sessão, acompanhando a participação do responsável pela área de Turismo no Estado.

Os deputados relataram que, em muitos casos, para voar ao interior baiano, é necessário fazer conexão em outros estados. Além disso, mencionaram que os preços das passagens para o interior frequentemente superam os valores de bilhetes para destinos internacionais, e apontaram atrasos e cancelamentos frequentes nos voos regionais. ​

Maurício Bacelar apresentou ações da pasta para solucionar os problemas de conectividade aérea na Bahia. Ele destacou que o turismo no estado registrou um aumento de 56% em 2024 em comparação com 2023, índice superior ao do Nordeste (37%) e do Brasil (13%). O secretário atribuiu o encarecimento das passagens à retomada do turismo após a pandemia e mencionou desafios enfrentados pelo setor de aviação, como endividamento das companhias aéreas, escassez de aeronaves e tripulantes qualificados, dificuldades na reposição de peças e alto custo do querosene de aviação.

Durante a reunião, Eduardo Salles, reconheceu os avanços recentes na área do turismo, mas pediu que a Secretaria apresente com clareza os próximos passos para ampliar a oferta de voos no estado. Em resposta, Bacelar explicou que o governador solicitou uma atuação integrada entre três secretarias — Turismo, Infraestrutura e Fazenda — para a construção de uma proposta legislativa voltada ao fortalecimento do setor. Ele acrescentou que estão sendo analisados cerca de 15 destinos e que a proposta deve ser enviada à Assembleia Legislativa até o mês de maio, com expectativa de receber apoio dos parlamentares.

Foi citado também que o Governo da Bahia tem adotado medidas para atrair mais voos ao estado, incluindo a desoneração do ICMS sobre o combustível de aviação. As discussões entre autoridades estaduais e companhias aéreas continuam, visando ampliar a oferta de voos e equilibrar os preços das passagens para o interior da Bahia.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!