Hospital de Vitória da Conquista é o primeiro do interior da Bahia autorizado a fazer transplante de fígado pelo SUS
Unidade passa a integrar polo estratégico no sudoeste e reforça a descentralização dos serviços de alta complexidade no estado.
O Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado e rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Esta é a primeira vez que uma unidade hospitalar do interior da Bahia é habilitada para fazer transplante hepático, representando um marco para a saúde pública estadual.
Com a nova habilitação, o hospital passa a integrar um polo estratégico na região sudoeste, o que deve reduzir distâncias e tempo de espera para pacientes que antes precisavam se deslocar até Salvador. A medida também amplia as chances de sobrevivência, especialmente para casos que exigem atendimento rápido.
Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia, o número de transplantes de fígado no estado teve um crescimento de 47% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Além de Vitória da Conquista, outras unidades também foram contempladas na estratégia de expansão da rede: o Hospital Aliança, na capital, foi habilitado para transplantes de fígado; o Hospital Geral Roberto Santos e o Hospital Santo Antônio estão em fase de credenciamento para medula óssea e córneas, respectivamente.