Bahia: Preço do gás de cozinha tem redução após novo reajuste
Mesmo com a diminuição, estado continua com um dos preços mais elevados do gás de cozinha no país.
Na Bahia, desde terça-feira (1°), o preço do gás de cozinha caiu de R$ 4,02 para R$ 3,69 o quilo. A Acelen, empresa responsável pela unidade de refino de petróleo na Bahia e pela produção de combustíveis e derivados, Refinaria de Mataripe, anunciou uma diminuição de 7,99% no valor do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) vendido às distribuidoras.
A política de preços da Acelen é diferente da adotada pela Petrobras, que segue a paridade internacional de preços (PPI), mas pode adotar outros critérios na composição dos preços. Desde que assumiu a administração da Refinaria de Mataripe, a organização ajusta os valores periodicamente, conforme as variações do mercado.
Apesar da redução, o impacto para o consumidor final depende das revendedoras, responsáveis pela definição do preço cobrado ao público. Não há um valor fixo para o produto, uma vez que cada revendedora pode adotar sua própria estratégia de precificação.
Além disso, é importante destacar que, mesmo com a diminuição, a Bahia continua com um dos preços mais elevados do gás de cozinha no país. Ocupando a terceira posição, ficando atrás apenas de Roraima e Amazonas.