Pedido de tombamento do prédio da Câmara Municipal de Vitória da Conquista é protocolado
Com mais de um século de história, o local já abrigou diferentes instituições e guarda elementos únicos da arquitetura civil brasileira.
Na tarde desta segunda-feira (31), o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro, formalizou o pedido de tombamento do prédio histórico onde funciona o Memorial Manoel Fernandes de Oliveira e setores legislativos, como a presidência.
Com objetivo de reconhecer o local patrimônio cultural para reforçar a valorização da memória de Vitória da Conquista, o documento foi entregue ao conselheiro de cultura Marley Vital, na Secretaria Municipal de Cultura.
Construído em 1910, o edifício localizado na rua Zeferino Correia já foi residência, hotel, fórum e sede da Justiça do Trabalho antes de ser adquirido pelo município na década de 1960. Desde então, passou por reformas que modificaram parte da estrutura interna, mas manteve características externas que o tornam um marco da arquitetura local.
O prédio se destaca pelas sacadas em forma de púlpito de igreja e pelas quatro estátuas que encimam o telhado, elementos pouco comuns na arquitetura civil brasileira.
O pedido de tombamento faz parte de um conjunto de ações voltadas à preservação do patrimônio histórico da cidade. Ao longo dos anos, diversas construções antigas deram lugar a novas edificações, alterando a paisagem urbana.