Contribuinte pode destinar até 3% do IR ao Fundo da Criança e Adolescente em Vitória da Conquista
Doação não gera custos extras e beneficia projetos sociais no município.
Com a abertura do prazo para a declaração do Imposto de Renda, contribuintes que optam pelo modelo completo têm a oportunidade de destinar até 3% do valor devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Vitória da Conquista.
A iniciativa não gera custos extras, pois o valor que seria pago à Receita Federal é direcionado diretamente a projetos locais que atendem cerca de 40 instituições voltadas à proteção e desenvolvimento de jovens.
O FMDCA é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e financia ações em áreas como educação, saúde, cultura, esporte e assistência social.
A presidente do Comdica, Elaine Fontes, destacou a importância da campanha: “Cada pessoa que destina seus 3% ao fundo ajuda a transformar vidas”, disse Elaine. “Na Pastoral do Menor, por exemplo, atendemos 120 crianças com alimentação, aulas de arte, xadrez, percussão e futebol”, completou.
Entre as instituições beneficiadas está o Instituto Bemmaker, que conecta jovens em vulnerabilidade social a oportunidades no mercado de trabalho por meio de programas como Jovem Aprendiz e Estágio.
A diretora Aline Mendes ressaltou que, em 2024, a organização inseriu 250 jovens no mercado de trabalho, além de ajudar 40% deles a ingressarem na faculdade.“Destinar parte do IR ao fundo não é só solidariedade, é uma chance real de mudar vidas e comunidades”, afirmou Aline.
Além da qualificação profissional, o FMDCA apoia projetos esportivos e culturais. No Instituto Social Vivendo e Aprendendo (ISVA), adolescentes como Ana Ketlen Santana participam de atividades que, segundo ela, “afastam situações de risco e fortalecem a autoestima”.
O instrutor de karatê Sérgio Dória, que atua no ISVA há 26 anos, destacou o poder do projeto. “Uma de nossas professoras começou aqui aos 4 anos, hoje é servidora municipal, bicampeã pan-americana e mundial”, disse ele.
Para destinar parte do IR ao FMDCA, basta:
- Preencher a declaração no modelo completo;
- Acessar “Deduções Legais” – “Doações Diretamente na Declaração – ECA”;
- Selecionar Fundo Municipal, UF BA e município Vitória da Conquista;
- Gerar a DARF e pagar até 30/05/2025.
É possível doar 3% ao FMDCA e mais 3% ao Fundo do Idoso, sem conflito entre as destinações.