Da favela ao Guinness: Viajante que percorreu 196 países visita Uesb e compartilha experiências com estudantes
Robson Jesus, o homem mais rápido a visitar todos os países do mundo, destacou a Importância da educação e da persistência.
“O mundo é maior do que os limites que nos impõem”. O recordista mundial do Guinness World Records, Robson Jesus, conhecido por ser o homem mais rápido a visitar todos os 196 países reconhecidos pela ONU, esteve nesta quinta-feira (27) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) para um bate-papo com estudantes de Jornalismo.
Nascido e criado na maior favela de Osasco (SP), Robson contou como sua infância marcada pela pobreza não o impediu de sonhar grande. “Dividia um colchão de solteiro com meus irmãos e muitas vezes passava fome. Trabalhei desde os 10 anos, mas sempre acreditei que a educação e a persistência poderiam me levar além”, relatou.
Formado em Administração e ex-gestor do Hospital das Clínicas de São Paulo, ele decidiu largar tudo para cumprir um antigo desejo: conhecer o mundo. Em 2 anos e 42 dias, percorreu todos os países do planeta, enfrentando desde preconceito racial até cenários de guerra no Chade.
Durante o encontro, Robson destacou que suas experiências pelo mundo foram além do turismo. “Não foi só sobre carimbar o passaporte, mas sobre entender a humanidade. No Malawi, convivi com refugiados que vivem com quase nada e ainda assim mantêm a esperança. Isso me ensinou que felicidade não tem preço”, disse.
Para Laína Andrade, estudante do 7º semestre de Jornalismo, o bate-papo foi inspirador. “A gente vive tão imerso nas obrigações do dia a dia, da vida, que quando alguém vem falar pra gente sonhar e acreditar nos nossos sonhos, ganhamos impulso. Parece clichê, mas ouvir Robson hoje fez eu olhar para os meus sonhos e percebi que vale a pena alimentá-los”, destacou ela.
Questionado sobre conselhos para quem quer seguir seus passos, Robson foi enfático: “Sonhe grande, mas estude mais ainda. Eu não tinha dinheiro, mas tinha curiosidade e determinação. O mundo é maior do que os limites que nos impõem”.
Robson adiantou que está preparando um projeto para TV e um talk show itinerante, onde visitará favelas de todas as capitais brasileiras em busca de histórias inspiradoras. “Quero mostrar que a periferia não é só notícia de violência. Temos sonhos, talentos e potências que podem mudar o Brasil”, finalizou.