Banco de Leite de Vitória da Conquista registra baixa no estoque e pede doações para recém-nascidos
Mães que produzem leite em excesso podem se cadastrar para doar.
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, enfrenta uma baixa na arrecadação e precisa de doações para suprir a demanda de bebês prematuros internados na unidade. A média mensal tem sido 116 litros, mas o necessário para atender os recém-nascidos é de 160 litros.
A redução no estoque ocorre em períodos do ano em que há menos doadoras, como feriados e férias. Sem leite suficiente, a recuperação dos bebês pode ser comprometida, já que o alimento é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, ganho de peso e prevenção de infecções.
Mulheres que estejam amamentando e possuem leite em excesso podem se cadastrar como doadoras. Para isso, é necessário apresentar exames do pré-natal, não fazer uso de substâncias incompatíveis com a amamentação e não ter recebido transfusão de sangue nos últimos seis meses.
As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite do Esaú Matos, das 7h às 19h, ou por meio da rota domiciliar de coleta, em que uma equipe do hospital busca o leite na residência das doadoras.