continua após a publicidade

Bahia lidera turismo internacional no Nordeste com mais de 50 mil visitantes em 2025

O estado foi responsável por atrair mais da metade dos turistas estrangeiros que visitaram a região este ano.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 17/03/2025 - às 19:41

Nos primeiros dois meses de 2025, a Bahia consolidou sua posição como principal destino turístico do Nordeste para visitantes estrangeiros, superando todos os outros estados da região somados.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo e pela Polícia Federal, o estado recebeu mais de 50 mil turistas internacionais em janeiro e fevereiro, um crescimento de 61,6% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho baiano também ultrapassou a média nacional, que foi de 57%, e a do Nordeste, que ficou em 53,4%.

A Bahia foi responsável por atrair mais da metade dos turistas estrangeiros que visitaram a região Nordeste, consolidando-se como a principal porta de entrada para viajantes internacionais. Enquanto o estado registrou 50,4 mil visitantes, a soma de Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas ficou em 49,3 mil, número inferior ao alcançado pela Bahia.

O mês de fevereiro foi especialmente significativo para o turismo baiano, com um aumento de 64% no fluxo de viajantes internacionais nos aeroportos do estado. O Carnaval, que celebrou os 40 anos do Axé Music, foi um dos grandes responsáveis por esse crescimento, com um incremento de 16% no número de visitantes durante o período. Turistas de mais de 70 países desembarcaram na Bahia para curtir a festa, que se consolidou como um dos principais eventos culturais e turísticos do país.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, atribuiu o sucesso ao trabalho conjunto do Governo do Estado e às estratégias de promoção internacional. “Preparamos a Bahia para alcançar esses resultados. Participamos das principais feiras internacionais de turismo, conquistamos novos voos da América do Sul e da Europa, e globalizamos o turismo baiano. Isso facilita o acesso dos estrangeiros ao destino da diversidade”, destacou Bacelar.

Ele também ressaltou a importância de manter o ritmo de investimentos em promoção, qualificação de trabalhadores, infraestrutura e captação de voos para continuar atraindo um número cada vez maior de turistas estrangeiros. “Agora, nossa responsabilidade é ainda maior. Precisamos manter esse trabalho forte para consolidar a Bahia como um destino global”, afirmou.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!