continua após a publicidade

Vitória da Conquista inaugura nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Entrega do novo equipamento acontece nesta segunda-feira (10).

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 10/03/2025 - às 09:12

O novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) será inaugurado nesta segunda-feira (10), pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Localizado na Praça Sá Barreto, 131, no bairro Alto Maron, o centro atenderá trabalhadores formais dos setores público e privado, bem como autônomos, informais e desempregados que apresentem doenças relacionadas ao trabalho. O centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e tem a missão de investigar doenças e agravos relacionados ao ambiente de trabalho, em colaboração com as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.

O novo centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A unidade atenderá trabalhadores formais dos setores público e privado, bem como autônomos, informais e desempregados que apresentem doenças relacionadas ao trabalho. A coordenadora do Cerest, Fabiana Ferreira Oliveira Lima, explica que “o Cerest não fornece tratamento para acompanhamento das doenças, mas realiza investigações sobre as condições no ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em colaboração com as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica”.

A equipe do Cerest é composta por diversos profissionais de saúde especializados, incluindo enfermeiro, médico, psicóloga, técnica de enfermagem, assistente social, técnica em segurança do trabalho, engenheiro do trabalho e fisioterapeuta. Juntos, eles realizam o diagnóstico do estado de saúde do trabalhador. Se a doença for relacionada ao ambiente de trabalho, o paciente receberá um relatório de nexo causal, que pode ser apresentado ao empregador ou ao INSS para solicitar afastamento ou realocação. Além disso, a equipe orienta sobre os tratamentos a serem buscados na rede municipal de saúde.

O Cerest também tem como missão atuar nas instâncias do SUS para incluir ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador em diversas áreas, como Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. Além disso, o centro colabora com outros órgãos para incluir exigências de saúde do trabalhador em licenciamentos de empreendimentos e serviços, com o objetivo de prevenir riscos no ambiente de trabalho.

Para solicitar atendimento, os trabalhadores devem apresentar documentos como carteira de identidade e carteira profissional. Caso já possuam exames, laudos ou atestados médicos relacionados à doença ou acidente de trabalho, é fundamental apresentá-los no momento do acolhimento. Vale ressaltar que o Cerest não realiza atendimentos de emergência, nem exames admissionais, demissionais ou periódicos, e também não faz exames de mudança de função.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!