Prefeitura de Vitória da Conquista inicia Vigilância Sentinela de Vírus Respiratórios
Objetivo é identificar a circulação de vírus respiratórios e contribuir para o desenvolvimento de vacinas.
Nesta segunda-feira (10), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista deu início à Vigilância Sentinela de Vírus Respiratórios. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Núcleo Regional de Saúde, tem o objetivo de identificar a circulação de vírus respiratórios e contribuir para o desenvolvimento de vacinas.
Diferente da Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que monitora apenas pacientes hospitalizados, a nova estratégia permitirá um estudo mais amplo, analisando a virulência, patogenicidade e possíveis novos subtipos virais.
A secretária de Saúde, Fernanda Maron, destacou a importância da ação no enfrentamento das síndromes gripais. “Com essa nova estratégia, a SMS fortalece as ações de vigilância em saúde das síndromes gripais a partir das unidades de saúde”, disse.
A Vigilância Sentinela realizará coletas semanais de amostras laboratoriais (RT-PCR) de sete pacientes com quadro gripal. Os exames, enviados ao Laboratório Central de Salvador, podem identificar até 21 tipos de vírus respiratórios.
Inicialmente, a coleta será feita na Unidade de Saúde Admário Silva Santos, de segunda a quarta-feira, das 17h às 22h. O atendimento seguirá critérios específicos para casos de síndrome gripal (febre e coriza) e exigirá agendamento prévio em unidades de saúde de horário estendido, como Nova Cidade, Régis Pacheco e Nelson Barros.