Documentário sobre Camillo de Jesus Lima é exibido nesta sexta (07) em Vitória da Conquista
O curta retrata a trajetória do poeta que se tornou uma figura emblemática da cultura sertaneja baiana.
Nesta sexta-feira (07), o documentário “O Poeta do Sertão Baiano: Camillo de Jesus Lima”, que conta sobre a vida e a obra do poeta baiano, será exibido em uma sessão especial.
O evento acontece no Centro de Cultura do município, que leva o nome do homenageado, a partir das 19h, com entrada gratuita.
Dirigido por Rosângela Duca, o curta-metragem retrata a trajetória de Camillo de Jesus Lima, nascido em 1912, em Caetité, que se tornou uma figura expressiva da cultura e da literatura do sertão baiano. O documentário busca preservar e divulgar a história do poeta, destacando sua importância para a literatura e a cultura regional.
Gabriel Ferraz, um dos produtores do filme, ressalta a relevância do projeto. “Esse tipo de registro contribui para o reconhecimento e valorização de figuras ou fatos importantes que impactaram a cultura, a sociedade ou a história de um determinado lugar ou comunidade, permitindo que as novas gerações aprendam com o passado“, disse.
A produção do documentário levou 10 meses para ser finalizada, com gravações realizadas entre fevereiro e novembro de 2024. De acordo com o Site Avoador, as filmagens ocorreram em Macarani, cidade onde Camillo morou e onde residem seus familiares, além de Itapetinga e Vitória da Conquista. O Centro de Cultura de Vitória da Conquista, que homenageia o poeta, também foi um dos locais de gravação.
O filme conta com depoimentos de personalidades como o compositor Xangai e o maestro João Omar, além de amigos, familiares e escritores que foram influenciados pela obra de Camillo. O documentário resgata não apenas informações históricas, mas também emoções e momentos significativos do contexto social e cultural em que o poeta viveu.
A produção teve o apoio da Associação de Cultura e Turismo de Macarani e do Movimento Ágrafo de Cinema (Mac), além de financiamento por meio dos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG).