PIX por aproximação começa a ser disponibilizado pelos bancos a partir desta sexta-feira (28)
De acordo com o Banco Central, serão permitidos pagamentos de até R$ 500, com a opção de alteração de limite.
A partir de sexta-feira (28), os bancos começam a disponibilizar a funcionalidade do PIX por aproximação aos seus clientes, conforme regulação do Banco Central. Segundo informações divulgadas pelo G1, essa nova modalidade permitirá pagamentos mais rápidos, com o cliente simplesmente aproximando o celular da máquina do lojista, assim como ocorre com cartões de crédito e débito.
O PIX por aproximação também poderá ser integrado a carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, permitindo que os consumidores realizem pagamentos sem precisar acessar o aplicativo do banco. No entanto, as carteiras digitais precisam da autorização do Banco Central para intermediar os pagamentos com o PIX por aproximação, e atualmente, apenas o Google tem essa permissão.
Com o PIX por aproximação, a ideia é proporcionar uma experiência mais prática e rápida do que o tradicional PIX via QR Code. O processo consiste em acessar o aplicativo do banco, escolher a opção de pagamento por aproximação e aproximar o celular do terminal de pagamento. Algumas variações podem ocorrer conforme a instituição financeira.
Para quem desejar utilizar o PIX por aproximação em uma carteira digital, o processo envolve vincular a conta bancária à carteira, como já é feito com os cartões de crédito. Além disso, as transações nesse modelo terão um limite padrão de R$ 500, podendo o cliente alterar o valor máximo por transação ou até por dia, de acordo com sua preferência.