Confira a atualização sobre os casos de dengue, chikungunya e zika em Conquista
Dados são referente a 7ª Semana Epidemiológica, de 9 a 15 de fevereiro.
Os novos dados do Sistema Nacional de Notificação apontam que, entre 9 e 15 de fevereiro, 7ª Semana Epidemiológica, Vitória da Conquista registrou 151 notificações suspeitas para dengue, três para chikungunya e nenhuma para zika. Desses casos, três foram confirmados como dengue, com destaque para o bairro Patagônia, que contabilizou 16 notificações.
Em 2025, o município já registrou 830 notificações suspeitas de arboviroses, sendo 784 para dengue, 42 para chikungunya e 4 para zika. Desses casos, 64 foram confirmados como dengue, 145 descartados, 18 casos de chikungunya descartados e 4 de zika. Além disso, 575 casos de dengue e 24 de chikungunya estão em investigação. Até terça-feira (18), três pessoas estavam internadas com diagnóstico de dengue.

A situação segue sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica, que reforça a importância da população se manter alerta aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também destaca a importância da eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças, por meio de ações simples, como a limpeza de caixas d’água e o descarte adequado de lixo e materiais que acumulem água.
A vacina contra a dengue, disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, tem sido incentivada, já que esse grupo concentra o maior número de hospitalizações. Para os idosos, a vacina ainda não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).