Prefeitura de Vitória da Conquista distribui mais de 100 mil absorventes para alunas da rede municipal
A PMVC fornece absorventes diurnos, noturnos e protetores íntimos diários para estudantes de 9 a 50 anos.
A entrega dos primeiros kits menstruais de 2025 para estudantes da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista está prevista para iniciar em março. Em dezembro de 2024, absorventes e protetores foram distribuídos para suprir as necessidades dos meses de janeiro e fevereiro.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) aguarda o encerramento do prazo de matrícula para definir a quantidade de alunas em idade menstrual e organizar a distribuição dos kits do primeiro trimestre. Em 2024, foram distribuídos 90.540 kits para 9.054 alunas, e, para este ano, foram adquiridas 108 mil unidades de absorventes.
Por meio do Programa Municipal para Distribuição de Absorventes Higiênicos (PDAH), criado pela Lei Municipal nº 2.539/2021, a Prefeitura de Vitória da Conquista fornece absorventes diurnos, noturnos e protetores íntimos diários para estudantes de 9 a 50 anos, do Ensino Fundamental I à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A distribuição trimestral dos absorventes busca garantir o acesso das alunas aos produtos higiênicos sem interrupção. “Essas ações reforçam o compromisso do Governo Municipal com a educação de qualidade, bem-estar e saúde dos alunos e alunas da Rede Municipal de Vitória da Conquista“, afirma o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.
De acordo com um relatório do Unicef, a pobreza menstrual afeta o direito à educação de crianças e adolescentes quando a higiene não é garantida nos espaços escolares. Estudos também indicam que essa condição impacta a saúde mental devido ao estresse, desconforto e discriminação, além de contribuir para a evasão escolar, especialmente entre jovens de 13 a 19 anos.