continua após a publicidade

Câmara de Vitória da Conquista garante acessibilidade com intérpretes de Libras nas sessões

Medida visa promover a inclusão da comunidade surda nas atividades legislativas da cidade.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 07/02/2025 - às 17:19

A partir da reabertura dos trabalhos, realizada na última quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista passou a contar com intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nas suas sessões.

A ação foi implementada para garantir a acessibilidade e inclusão da comunidade surda, possibilitando que as pessoas possam acompanhar as discussões e votações ao vivo. Quatro intérpretes foram contratados por meio de processo licitatório, e o cenário do plenário foi adaptado para facilitar a visualização.

Agora, um tablado exclusivo e uma câmera especial para as intérpretes foram instalados para que os surdos possam ver claramente as traduções, tanto presencialmente quanto durante as transmissões online. Além disso, as primeiras cadeiras do lado direito da plateia estão sinalizadas como “reservadas” para o público surdo.

A presença do intérprete de Libras durante as sessões obedece à Lei 2.230, de 2018, que exige a presença desse profissional em eventos públicos oficiais no município.

A lei foi proposta pelo vereador Adinilson Pereira (UNIÃO BRASIL), que ressaltou a importância de garantir a inclusão da comunidade surda nos espaços de participação política, como a Câmara de Vereadores.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!