Vitória da Conquista: Operação da GM na Av. Filipinas resulta na apreensão de drogas e dinheiro
A ação foi motivada por solicitações da UPA, que relatou episódios de importunação sexual e uso de drogas na região.
![](https://cdnjc.s3.us-east-2.amazonaws.com/wp-content/uploads/2025/01/31094527/image-160.png)
Na tarde da última quinta-feira (30), a Guarda Municipal de Vitória da Conquista realizou, uma ação preventiva na Avenida Filipinas, no bairro Felícia, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde diversos moradores em situação de rua costumam permanecer.
Durante a operação, foram abordadas oito pessoas, sendo cinco homens e três mulheres. Com um homem e uma mulher, os agentes encontraram três porções de substância análoga à maconha, 15 pedras semelhantes a crack, R$ 1.162,00 em espécie e quatro aparelhos celulares.
A ação foi motivada por solicitações da UPA, que enviou um ofício à Guarda Municipal, e por demandas da comunidade, que relatou episódios de importunação sexual e uso de drogas na região.
Para atender aos pedidos, a GM organizou uma operação coordenada com dois grupos distintos: o Grupo de Proteção Preventivo Comunitário (GPPC), que atua com pessoas em situação de vulnerabilidade, e o Grupo de Proteção Protetiva Motorizado (GPPM), responsável por ações mais incisivas.
Quatro pessoas foram conduzidas ao Distrito de Segurança Pública, duas delas por porte de substâncias suspeitas e as outras duas por não apresentarem identificação. O material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil, que dará continuidade às investigações.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, a ação foi planejada e acompanhada por um inspetor da corporação.
“Utilizamos dois grupos, um para dialogar com as pessoas em situação de vulnerabilidade e outro para garantir a segurança dos nossos agentes e da própria comunidade, sem excessos. A operação ocorreu de forma tranquila”, afirmou Cristóvão Lemos.