Chuva diminui, mas Prefeitura de Conquista segue monitorando nas áreas de risco e famílias afetadas
A previsão é de mais precipitações para terça-feira (14), entre 28 e 40 mm.
Após os temporais que afetaram Vitória da Conquista nos últimos dias, a Prefeitura segue com a atuação das equipes de emergência e apoio às famílias impactadas. Mesmo com a diminuição das chuvas nas últimas 12 horas, a previsão do Inmet para esta terça-feira (14) é de mais precipitação, variando entre 28 e 40 mm. Nos últimos três dias, o Cemadem registrou uma média de 138,20 mm acumulados.
Desde a noite de segunda-feira (13), as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Defesa Civil continuam trabalhando para prestar assistência.
Em José Gonçalves, na Zona Rural, e no bairro Primavera, famílias precisaram ser acolhidas, e orientações para retirada de moradores em áreas de risco foram feitas. Ao todo, 44 famílias receberam atendimento, com três desalojadas, e estão sendo encaminhadas para benefícios sociais como o aluguel social.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural tem monitorado a situação, principalmente em Bate-Pé e no Povoado Baixão, onde intervenções serão realizadas após a estiagem. Em José Gonçalves, a chuva foi mais amena, o que ajudou no escoamento da água acumulada.
As equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana continuam com o monitoramento das áreas de risco. Na Avenida Crescêncio Silveira e no loteamento Miro Cairo, foram verificadas erosões, mas as vias com obras de pavimentação concluídas suportaram bem o volume de água. Já na Avenida Crescêncio Silveira, foi constatado recalque no asfalto, em função da recomposição inadequada feita pela Embasa, que comprometeu a integridade da via.
O trabalho da Secretaria de Serviços Públicos também segue com a limpeza de vias e a desobstrução de canais. As principais ações de limpeza incluem a Avenida Olívia Flores, as vias do Bairro Cruzeiro e a desobstrução do Canal de Drenagem de Santa Cecília. Além disso, a Guarda Municipal permanece em alerta, pronta para fornecer apoio às equipes de emergência.
Diversos pontos de Vitória da Conquisa enfrentam interdições e obras emergenciais para reparos e sinalizações após as fortes chuvas. Confira as principais intervenções e bloqueios que precisaram ser feitos cidade:
- Av. Gilenilda Alves: No cruzamento com a Av. Israel, o asfalto cedeu, exigindo o bloqueio total da via. Barreiras de concreto foram colocadas pelo Simtrans para reforçar a sinalização.
- Rua Francisco Sabino: Obras de drenagem estão em andamento, e a sinalização no entorno foi revisada para garantir segurança.
- Av. Expedicionários: Próximo à Praça do Gil, a Embasa realizou cortes no pavimento. Com as chuvas, o aterro foi comprometido, tornando o trecho intransitável até que um reparo provisório fosse providenciado.
- Rua Caracas: O pavimento cedeu, resultando no bloqueio do trecho que liga a Av. Bartolomeu de Gusmão à Av. Juracy Magalhães. Balizadores e piquetes foram instalados para orientar o tráfego.
- Entrada do Loteamento Comveima: No acesso pela BR-116, barreiras de concreto substituíram piquetes e balizadores que bloqueavam o retorno.
- Rua Jonas Hortélio: Um buraco no trecho entre a Rua Waldemar Sá Porto e a Rua Sifredo Pedral Sampaio levou à colocação de dois piquetes para sinalização.
- Av. Crescêncio Silveira: Próximo ao comércio Moinho Sertão Forte, pinos balizadores foram instalados devido às condições precárias do pavimento.