continua após a publicidade

Chuva diminui, mas Prefeitura de Conquista segue monitorando nas áreas de risco e famílias afetadas

A previsão é de mais precipitações para terça-feira (14), entre 28 e 40 mm.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 14/01/2025 - às 15:00
Foto: Jornal Conquista.

Após os temporais que afetaram Vitória da Conquista nos últimos dias, a Prefeitura segue com a atuação das equipes de emergência e apoio às famílias impactadas. Mesmo com a diminuição das chuvas nas últimas 12 horas, a previsão do Inmet para esta terça-feira (14) é de mais precipitação, variando entre 28 e 40 mm. Nos últimos três dias, o Cemadem registrou uma média de 138,20 mm acumulados.

Desde a noite de segunda-feira (13), as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Defesa Civil continuam trabalhando para prestar assistência.

Em José Gonçalves, na Zona Rural, e no bairro Primavera, famílias precisaram ser acolhidas, e orientações para retirada de moradores em áreas de risco foram feitas. Ao todo, 44 famílias receberam atendimento, com três desalojadas, e estão sendo encaminhadas para benefícios sociais como o aluguel social.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural tem monitorado a situação, principalmente em Bate-Pé e no Povoado Baixão, onde intervenções serão realizadas após a estiagem. Em José Gonçalves, a chuva foi mais amena, o que ajudou no escoamento da água acumulada.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana continuam com o monitoramento das áreas de risco. Na Avenida Crescêncio Silveira e no loteamento Miro Cairo, foram verificadas erosões, mas as vias com obras de pavimentação concluídas suportaram bem o volume de água. Já na Avenida Crescêncio Silveira, foi constatado recalque no asfalto, em função da recomposição inadequada feita pela Embasa, que comprometeu a integridade da via.

O trabalho da Secretaria de Serviços Públicos também segue com a limpeza de vias e a desobstrução de canais. As principais ações de limpeza incluem a Avenida Olívia Flores, as vias do Bairro Cruzeiro e a desobstrução do Canal de Drenagem de Santa Cecília. Além disso, a Guarda Municipal permanece em alerta, pronta para fornecer apoio às equipes de emergência.

Diversos pontos de Vitória da Conquisa enfrentam interdições e obras emergenciais para reparos e sinalizações após as fortes chuvas. Confira as principais intervenções e bloqueios que precisaram ser feitos cidade:

  • Av. Gilenilda Alves: No cruzamento com a Av. Israel, o asfalto cedeu, exigindo o bloqueio total da via. Barreiras de concreto foram colocadas pelo Simtrans para reforçar a sinalização.
  • Rua Francisco Sabino: Obras de drenagem estão em andamento, e a sinalização no entorno foi revisada para garantir segurança.
  • Av. Expedicionários: Próximo à Praça do Gil, a Embasa realizou cortes no pavimento. Com as chuvas, o aterro foi comprometido, tornando o trecho intransitável até que um reparo provisório fosse providenciado.
  • Rua Caracas: O pavimento cedeu, resultando no bloqueio do trecho que liga a Av. Bartolomeu de Gusmão à Av. Juracy Magalhães. Balizadores e piquetes foram instalados para orientar o tráfego.
  • Entrada do Loteamento Comveima: No acesso pela BR-116, barreiras de concreto substituíram piquetes e balizadores que bloqueavam o retorno.
  • Rua Jonas Hortélio: Um buraco no trecho entre a Rua Waldemar Sá Porto e a Rua Sifredo Pedral Sampaio levou à colocação de dois piquetes para sinalização.
  • Av. Crescêncio Silveira: Próximo ao comércio Moinho Sertão Forte, pinos balizadores foram instalados devido às condições precárias do pavimento.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!