Operação reforça combate ao crime em Jequié com transferências de detentos e apreensões de materiais ilícitos
Após um fim de semana marcado por oito homicídios, a cidade enfrenta a violência com ações no sistema prisional e patrulhamento reforçado nas ruas.
A cidade de Jequié, no sudoeste baiano, está no foco de uma intensificação no combate à criminalidade com a Operação Hórus, lançada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) na última segunda-feira (6).
A operação foca em combater Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), tráfico de drogas, posse ilegal de armas e outras práticas criminosas que têm impactado a segurança da cidade.
A ação, que continuará por tempo indeterminado, mobiliza um conjunto de forças de segurança, com o objetivo de reforçar o policiamento nas ruas e reduzir a criminalidade, especialmente após uma onda de violência que resultou em oito homicídios no último fim de semana.
Um dos focos principais da Operação Hórus foi o Conjunto Penal de Jequié, onde seis detentos suspeitos de envolvimento com facções criminosas foram transferidos para unidades prisionais de segurança máxima. Esses internos são monitorados pela Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP) e estão ligados a organizações criminosas responsáveis por homicídios e tráfico de drogas na região.
Além das transferências, a operação resultou em apreensões dentro do Conjunto Penal. Durante as revistas realizadas em 42 celas de três pavilhões, foram encontrados cadernos com anotações de atividades criminosas, armas brancas, soqueiras artesanais e cordas do tipo “Tereza”, utilizadas para fuga. A ação teve como objetivo reduzir a influência de facções dentro da unidade e desmantelar a organização criminosa.
As medidas também incluíram o aumento do patrulhamento em áreas com maior índice de violência. O combate ao tráfico de drogas e outras práticas criminosas foi intensificado, e investigações estão em andamento para identificar líderes de facções que atuam na cidade.