Obras do Hospital Afrânio Peixoto e radioterapia no HGVC devem ser entregues no primeiro trimestre de 2025
Os novos de leitos de Vitória da Conquista serão destinados ao atendimento de pacientes críticos de toda a região sudoeste.
Com previsão de entrega no primeiro trimestre de 2025, as obras de ampliação do Hospital Afrânio Peixoto e a construção do serviço de radioterapia no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) estão em ritmo acelerado.
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, visitou ambas as unidades hospitalares na última sexta-feira do ano (27) para acompanhar o andamento das obras.
As obras de ampliação do Hospital Afrânio Peixoto incluem a implantação de 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI), com 70% de conclusão. Esses leitos serão destinados ao atendimento de pacientes críticos, fortalecendo a infraestrutura hospitalar da região sudoeste.
No HGVC, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) já superou os 90% de conclusão. Na última semana, os aceleradores lineares, equipamentos de ponta para radioterapia, chegaram e começaram a ser instalados.
Este projeto, que estava paralisado durante a gestão do ex-presidente, foi retomado com o apoio do presidente Lula e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“Essa retomada é motivo de grande alegria e esperança para toda a região sudoeste da Bahia. Em breve, estaremos prontos para oferecer diagnósticos e tratamentos mais céleres e eficazes aos nossos pacientes”, declarou Roberta Santana.
Essas iniciativas têm como objetivo descentralizar e regionalizar a saúde pública, garantindo que os pacientes tenham acesso a tratamentos especializados mais próximos de suas residências. Este ano, uma nova Unacon também entrou em operação em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.