Radares devem começar a funcionar em Vitória da Conquista a partir de 1º de janeiro
Nesta sexta (20), a Prefeitura vai inaugurar a Central de Monitoramento Muralha Digital; a operação contará com 40 câmeras posicionadas em toda a cidade.
Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Vitória da Conquista inaugura a Central de Monitoramento Muralha Digital, localizada na Avenida Juracy Magalhães, no Hub Conquista.
A iniciativa marca um avanço tecnológico para o trânsito e a segurança pública da cidade, com previsão de início das fiscalizações eletrônicas em 1º de janeiro de 2025.
A Muralha Digital tem como principal objetivo reduzir os índices de acidentes, que já somam 2.683 vítimas até o final de novembro deste ano, um aumento de 23,64% em comparação ao mesmo período de 2023.
A operação contará com 40 câmeras estrategicamente posicionadas em todas as regiões da cidade, devidamente sinalizadas com placas informativas, com as palavras: “Via com Trânsito Monitorado”..
O sistema será gerenciado a partir do Centro de Comando e Controle (CICC), instalado no Hub Conquista, e inclui recursos como videomonitoramento ao vivo e radares de controle de velocidade, já aferidos.
A prefeitura destacou que o objetivo é levar os condutores a respeitar as regras de trânsito, diminuindo acidentes e proporcionando maior segurança.
O projeto Muralha Digital não se limita ao trânsito. Ele foi concebido para integrar a tecnologia de videomonitoramento a bancos de dados remotos, permitindo identificar veículos com pendências criminais ou administrativas.
Além disso, as informações coletadas serão compartilhadas com forças de segurança pública, como as polícias Militar, Civil e Federal, fortalecendo o combate à criminalidade. A nova tecnologia será uma ferramenta para prevenir riscos e salvar vidas, não apenas para multar.
Desde abril, a instalação das câmeras vem sendo realizada, com equipamentos que oferecem visão panorâmica, zoom e detecção de irregularidades.
O sistema, que segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), também será usado para ações educativas e preventivas no trânsito, além de aprimorar serviços como os do Samu 192 e da Guarda Municipal.