Bahia: Facção criminosa organiza fuga de 16 detentos no presídio de Eunápolis
Até a manhã desta sexta-feira (13), apenas um suspeito de ajudar na fuga foi preso; ao todo, oito homens invadiram o local e ajudaram a fuga dos presidiários.
Na noite de quinta-feira (12), oito homens armados invadiram o Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, e facilitaram a fuga de 16 internos, incluindo Edinaldo Pereira Souza, conhecido como “Dadá”, apontado como líder da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE).
O grupo criminoso usou uma corda improvisada com lençóis, conhecida como “teresa”, para acessar o pavilhão B do presídio, onde abriram duas celas e libertaram os presos. Durante a ação, os invasores trocaram tiros com os seguranças e mataram um cachorro que estava no local.
Apesar dos esforços dos agentes, os invasores e os detentos conseguiram escapar. Uniformes e um veículo utilizados na operação já foram encontrados, mas até a manhã desta sexta-feira (13), apenas um suspeito de ajudar na fuga foi preso. Ele confessou sua participação e revelou que receberia R$ 5.000 pelo crime.
A facção PCE é conhecida por suas atividades violentas, incluindo homicídios qualificados, latrocínios e ações para impor o poder da facção, como queima de ônibus. Entre os fugitivos, destacam-se indivíduos com extensa ficha criminal. Alguns dos detentos são conhecidos pela brutalidade dos crimes, como Fernandes Pereira Queiroz e Rubens Lourenço dos Santos, apelidados de “açougueiros” do PCE, devido ao alto número de homicídios atribuídos a eles.
Os 16 fugitivos acumulam 37 indiciamentos por mortes violentas em Eunápolis e cidades vizinhas. Crimes emblemáticos incluem o assassinato do policial militar Antônio Barbosa Rosa, atribuído a Altieri Amaral de Araújo, e a morte de Alisson Santos Cardoso, baleado por Sirlon Risério Dias Silva a sangue frio, enquanto estava indefeso em uma cadeira de rodas.
A polícia continua as buscas na área rural e urbana de Eunápolis, enquanto a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap) e a Polícia Civil investigam as circunstâncias da fuga.
Os fugitivos do Conjunto Penal de Eunápolis são Sirlon Risério Dias Silva, Mateus de Amaral Oliveira, Geifson de Jesus Souza, Ednaldo Pereira Souza, Anderson de Oliveira Lima, Altieri Amaral de Araújo, Anailton Souza Santos, Fernandes Pereira Queiroz, Giliard da Silva Moura, Rubens Lourenço dos Santos, Valtinei dos Santos Lima, Romildo Pereira dos Santos, Thiago Almeida Ribeiro, Idário Silva Dias, Isaac Silva Ferreira e William Ferreira Miranda.