continua após a publicidade

Cratera no bairro Vila América volta a causar transtornos após chuvas em Vitória da Conquista

No ano passado, a Prefeitura anunciou a conclusão de obras de reestruturação da área, com investimentos estimados em R$ 5 milhões.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 25/11/2024 - às 17:14
Foto: Antonio Sena.

A Avenida Francisco Sabino, localizada no bairro Vila América, em Vitória da Conquista, voltou a ser alvo de problemas após as chuvas intensas dos últimos dias. 

Neste final de semana, uma cratera com cerca de cinco metros de profundidade reabriu no local, trazendo riscos para moradores e transeuntes.

De acordo com o repórter Antonio Sena, o problema, que já dura mais de três anos, é atribuído a infiltrações ocasionadas por falhas nas obras de drenagem, causando o afundamento do asfalto. 

No ano passado, a Prefeitura anunciou a conclusão de obras de reestruturação da área, com investimentos estimados em R$ 5 milhões. No entanto, as recentes precipitações expuseram novamente a fragilidade do reparo realizado.

Em nota à imprensa, a PMVC informou que o Comitê de Gestão de Crise tem conhecimento da situação e segue tomando providências para resolver o problema da cratera. 

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê de Gestão de Crise, informa que entre os danos ocasionados pelas chuvas, no município, está o afundamento de terra no trecho que está em obras na Avenida Francisco Sabino, no loteamento Vila América. Mas, tão logo tomou conhecimento da situação, no início da tarde, os representantes do Comitê entraram em ação.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans, isolou todo o perímetro. Os técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) vistoriaram o local onde ocorreu o afundamento parcial do canteiro central. Amanhã (25), a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), responsável pela obra, fará a recomposição da base. A obra está em fase de substituição das manilhas de concreto por tubos PHD, recomposição da base e reconstrução do canteiro central.

O Governo Municipal segue monitorando essa e outras situações de risco decorrentes das chuvas, por meio do Comitê de Crise que atua com um protocolo de ações integradas com todas as secretarias e um Plano de Contingência para atendimento às situações adversas.

Nesse período de chuvas intensas, que deve se estender até terça-feira (26), segundo informações do Inmet, é importante que a população evite trafegar por trechos com maior fluxo de veículos e de enxurradas intensas, não se abrigar debaixo de árvores e dirigir com atenção redobrada. E em caso de emergência, deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas.

Secom, 24 de novembro de 2024.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!