Audiência pública em Vitória da Conquista debate criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia
O objetivo é integrar 34 municípios da região, abrangendo mais de 1 milhão de habitantes, para fortalecer o desenvolvimento das cidades integrantes.
Uma audiência pública para discutir a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista na noite desta quinta-feira (21). A iniciativa foi do vereador Ivan Cordeiro (PL).
A audiência reuniu a prefeita Sheila Lemos (UB), o deputado estadual José Henrique Viana, o presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), José Henrique Ferraz (Quinho), representantes da FIEB, CREA-BA, Uesb, empresários, políticos e representantes da sociedade civil.
Ivan Cordeiro explicou que o objetivo é integrar 34 municípios da região, abrangendo mais de 1 milhão de habitantes, para fortalecer o desenvolvimento econômico e social.
“Não há dúvidas de que com a instituição desta região o estado será instigado a assumir novas responsabilidades de investimentos com os municípios integrantes, assim como, teremos um cenário em que as emendas parlamentares serão elaboradas estrategicamente para fortalecer o desenvolvimento regional”, destacou o legislador.
A prefeita Sheila Lemos defendeu a integração das cidades para fortalecer a economia regional e atrair indústrias, mencionando a sobrecarga no sistema de saúde de Conquista, e a necessidade de trabalho conjunto em segurança pública. “Conquista tem 1,2 milhão de cartões SUS, mas só 400 mil habitantes. As cidades da região precisam trabalhar juntas para melhorar a saúde de todos”, disse.
Antonia Bezerra, representante da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), ressaltou o papel da entidade no desenvolvimento regional e seu apoio a iniciativas que fortaleçam a economia e a sociedade.
Mateus Silveira Lima, professor e cientista político da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) destacou a necessidade de união de esforços para que o projeto se concretize, ressaltando o crescimento urbano e a intensificação dos fluxos comerciais na região.
Raoni Correia, engenheiro e inspetor do CREA-BA, destacou a importância da integração para otimizar recursos, compartilhar infraestrutura e impulsionar a economia.
Micael Batista, prefeito eleito de Condeúba, reforçou o apoio à criação da Região Metropolitana, ressaltando a importância da integração para o enfrentamento de desafios como a saúde e a mobilidade urbana, e a necessidade de articulação estratégica com Brasília e Salvador.