continua após a publicidade

Deputado apresenta PL na Alba para dar acesso gratuito à bomba de insulina para jovens com diabetes

Cerca de 564 mil pessoas têm diabetes tipo 1 no Brasil, sendo mais de 100 mil com menos de 20 anos.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 21/11/2024 - às 16:21
Foto: Reprodução

O deputado estadual Zé Raimundo (PT) apresentou projeto de lei que pretende oferecer acesso gratuito à bomba de infusão de insulina para jovens com diabetes tipo 1 na Bahia. A proposta foi apresentada no plenário da Assembleia Legislativa na terça-feira (19).

O PL Nº 25.598/2024 beneficiará crianças e adolescentes de até 18 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As despesas serão custeadas pelos recursos previstos para os programas de assistência à saúde do Estado.

Zé Raimundo cita a importância da bomba de infusão de insulina para o controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 1, que não produzem insulina.

O nosso objetivo é proteger a população infantojuvenil, que receberá todas as formas de tratamento, inclusive o acesso à bomba de infusão de insulina”, disse.

A bomba de insulina controla o sistema do portador e, através do celular, pais e educadores podem acompanhar a taxa de açúcar da criança”, descreveu.

O deputado explica que a bomba de insulina libera a substância de forma contínua, mimético do funcionamento do pâncreas. “Podendo ser acoplado na cintura ou braço e conectado ao corpo por uma pequena cânula com uma agulha flexível no abdômen”, explica.

O aparelho é programado para liberar pequenas quantidades de insulina ao longo do dia, continuamente, para manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos valores normais, por isso, utiliza insulina de ação rápida e/ou de ação curta”, diz a justificativa do PL.

O projeto cita a estimativa de cerca de 564 mil pessoas com diabetes tipo 1 no Brasil, sendo mais de 100 mil com menos de 20 anos.

O país ocupa a terceira posição no ranking mundial de casos de diabetes tipo 1, reforçando a importância da medida para garantir um tratamento mais justo e igualitário para essa população.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!