CNU: Governo adia resultado do concurso e novo cronograma será divulgado
A divulgação da lista final dos aprovados no Concurso Nacional Unificado estava prevista para esta quinta-feira (21).
A lista final dos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de “Enem dos Concursos”, estava prevista para ser divulgada nesta quinta-feira (21), mas esta data será alterada. O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (20), que o resultado será adiado e um novo cronograma com as datas será divulgado.
Até o fechamento desta matéria, o governo ainda não havia confirmado oficialmente o motivo do adiamento, mas informações fontes como G1 e Metrópoles destacam que uma decisão judicial está por trás do ocorrido.
De acordo com as fontes, a organização do concurso lida com um impasse na Justiça após uma decisão exigir que candidatos que haviam sido eliminados sejam reintegrados ao concurso. Estes candidatos teriam sido eliminados por não terem preenchido completamente a folha de respostas da prova, deixando de marcar uma “bolinha” que indicava o tipo de gabarito.
Na decisão, a justiça entendeu que deveriam ser desclassificados do concurso apenas quem não tivesse preenchido nem a frase na capa do caderno nem a “bolinha” com o número do gabarito. Desta forma, quem marcou apenas um, conforme a decisão judicial explica, não deveria ser eliminado.
Um novo cronograma com as datas referentes ao resultado do concurso será divulgado e todas as informações estarão disponíveis no site do Concurso Público Nacional Unificado.
O concurso CNU foi realizado pela primeira vez em 2024 e já se tornou o maior da história do Brasil em número total de inscritos, com 2,1 milhões de pessoas. Mais de 6,6 mil vagas estão distribuídas para serem preenchidas com os aprovados no concurso.
Confira a nota completa enviada à imprensa:
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que a divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), inicialmente prevista em edital para o dia 21 de novembro, será ajustada.
Um novo cronograma será divulgado amanhã (dia 21 de novembro).
As atualizações e informações oficiais continuarão sendo publicadas na página oficial do CPNU: gov.br/gestao/concursonacional.