TSE confirma elegibilidade de Sheila Lemos, eleita prefeita de Vitória da Conquista
Em decisão publicada nesta terça-feira (19), a candidatura e a vitória da prefeita nas Eleições 2024 foi confirmada.
Em decisão publicada nesta terça-feira (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro de candidatura da prefeita Sheila Lemos, garantindo sua participação e vitória nas Eleições 2024 para o cargo de prefeita de Vitória da Conquista. A decisão reverteu o indeferimento inicial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que havia considerado a candidatura inelegível.
O caso girava em torno da substituição da mãe da prefeita, Irma Lemos, que ocupou o cargo de prefeita em 2020, durante o mandato como vice-prefeita (2017-2020). O TRE-BA entendeu que essa substituição configurava um terceiro mandato consecutivo do mesmo grupo familiar, o que violaria a Constituição. No entanto, o TSE discordou desse entendimento.
Segundo o relator, ministro André Ramos Tavares, a substituição da mãe da candidata ocorreu fora dos seis meses anteriores à eleição e teve caráter temporário e excepcional, motivada por questões de saúde do então prefeito. O tribunal concluiu que essa situação não configurava inelegibilidade reflexa.
👉 “Sempre disse a vocês que eu era candidatíssima”, diz Sheila Lemos após decisão do TSE
A prefeita Sheila Lemos se manifestou através de uma live no Instagram no início da noite desta terça-feira (19). “Eu acabo de receber uma ligação do nosso advogado em Brasília, que o nosso processo foi deferido pelo ministro do TSE”, disse a prefeita. “Nós estamos com o registro de candidatura confirmado”, completou.
Sheila Lemos também aproveitou a oportunidade para reforçar seu posicionamento sobre o caso e agradecer a seus eleitores.
“Eu sempre disse a vocês que eu era candidatíssima. Recebi os votos de vocês, dos conquistenses – 116 mil votos – e aqui agradeço muito a confiança de todos vocês.”, disse a prefeita. E agora nós recebemos aí a notícia do TSE de que o registro de candidatura foi deferido”, finalizou Sheila Lemos.
Confira mais sobre o caso nos links abaixo:
👉 Elegível? MPE se manifesta sobre candidatura de Sheila Lemos à Prefeitura de Vitória da Conquista
👉 TSE pede parecer da Procuradoria em caso da elegibilidade de Sheila Lemos
👉 TSE escolhe relator do recurso de Sheila Lemos contra decisão que indeferiu a sua candidatura
👉 Entenda por que Sheila Lemos ainda não está oficialmente eleita em Vitória da Conquista
👉 Com 58,83% dos votos, Sheila Lemos vence eleição no 1º turno em Vitória da Conquista