continua após a publicidade

Estudantes baianos embarcam para competição mundial de robótica na Arábia Saudita

A competição internacional reúne jovens talentos para desenvolver carros de corrida em miniatura.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 18/11/2024 - às 15:42
Foto: Reprodução/ Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Nesta segunda-feira(18), a Escuderia Sevenspeed, em Salvador, embarcou rumo a Dhahran, na Arábia Saudita, para participar do mundial de F1 In Schools. 

Quatro estudantes foram para a competição: Ana Beatriz Santana, Catharina Leite, Guilherme Lima e Valmilson Cunha. Os jovens foram acompanhados do professor e técnico da equipe Robson Nunes, e do técnico auxiliar João Campos, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon.

A escuderia é uma das quatro da Bahia na modalidade de robótica educacional, oferecida pela Escola SESI, para estudantes acima dos 16 anos. Além dela, há outra na capital, uma em Vitória da Conquista e uma em Feira de Santana.

A competição internacional reúne jovens talentos da robótica educacional para desenvolver carros de corrida em miniatura com foco em inovação e tecnologia. A Sevenspeed representará o Brasil ao lado de outras três equipes, sendo a única do Norte e Nordeste do país, e competirá entre os dias 21 e 28 de novembro, durante o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, na Fórmula 1 nas Escolas.  

Com um histórico de duas vitórias nacionais, a Sevenspeed se destaca por combinar talento e esforço. Guilherme Lima, engenheiro da equipe, e Catharina Leite, piloto, estão entre os estudantes que podem conquistar vagas em renomadas instituições e programas internacionais, como a Williams Engineering Academy. 

A preparação contou com mentorias em gestão, comunicação e engenharia, além de reforço no inglês. “A mensagem é que todo jovem, inclusive da periferia de Salvador, pode mudar sua realidade pelo conhecimento“, afirmou o professor Robson Nunes, líder da equipe, que já participou do torneio em 2019.  

O carro da Sevenspeed, recordista em competições nacionais, é um dos trunfos para o mundial, graças a inovações em aerodinâmica e materiais exclusivos. Além do apoio técnico de entidades como o SENAI Cimatec, a equipe mobilizou diversos patrocinadores para viabilizar o projeto. 

Acompanhamos a evolução destes alunos ao longo destes anos e ficamos orgulhosos de termos contribuído para que eles descobrissem seus potenciais e terem acreditado que a educação abre fronteiras”, disse a gerente, Cristina Andrade, que, na oportunidade, representou o diretor superintendente do SESI Bahia, Armando Neto e a superintendente executiva de Educação do SESI Bahia, Cléssia Lobo, no lançamento. 

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!