Comércio varejista da Bahia pode ter um faturamento de R$ 16 bilhões na Black Friday 2024
De acordo com o Fecomércio-BA, esse número projetado representa um crescimento de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O comércio varejista da Bahia projeta um faturamento de R$ 16 bilhões em novembro, impulsionado pela Black Friday. Esse número representa um crescimento de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).
Os setores de Móveis e Decoração e Farmácias e Perfumarias se destacam, com um crescimento estimado em 16% e 15%, respectivamente, nas vendas.
Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA, em entrevista ao Jornal Correio, explicou que o aumento da capacidade de consumo das famílias, impulsionado por emprego e crédito, é um fator importante para o bom desempenho desses setores.
“São dois setores com características diferentes: um mais essencial e o outro com produtos mais caros. No entanto, dada a maior capacidade de consumo das famílias, por meio de emprego e crédito, ambos devem se beneficiar no mês de novembro”, pontua
De acordo com o Correio, em termos anuais, o setor de Eletrodomésticos e Eletrônicos lidera as expectativas de crescimento com uma alta de 10%. Dados recentes da Fecomércio-BA indicam que os smartphones, por exemplo, estão entre os produtos mais buscados pelos consumidores baianos no e-commerce.
As atividades de supermercados (9%), Outras Atividades (4%) e Vestuário, Tecidos e Calçados (3%) também apresentam expectativas positivas para o mês de novembro.
Guilherme Dietze afirma que o cenário econômico atual é favorável ao comércio baiano, com uma massa de rendimento em nível histórico, taxa de desemprego e inflação controladas.
“Há uma massa de rendimento, que significa dinheiro disponível para as famílias, no maior volume da história. Há uma taxa de desemprego e uma inflação controlada, o que permite um ganho no poder de compra”, diz.
De acordo com o IBGE, o número de empregos formais na Bahia aumentou 9% no segundo trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior. O 13º salário, com a primeira parcela sendo paga até o dia 30 de novembro, também impacta positivamente as expectativas de venda, complementando o bom momento do comércio.
O Sindilojas-BA projeta um aumento acima de 10% nas vendas e a criação de mais de 15 mil empregos temporários, afirmando que a Black Friday tem se tornado um grande evento de ofertas que estimula o consumo e impulsiona as vendas de fim de ano.
“A Black Friday passou a ser uma data de grandes ofertas e possibilidades de preços convidativos, e que faz o consumidor antecipar suas compras de dezembro”, disse o presidente do Sindilojas-BA, Paulo Motta.