Bahia: Projeto “Primeiro Emprego” garante oportunidade profissional para jovens em 204 municípios
O PPE é voltado para egressos da Rede Estadual de Educação Profissional. Desde sua criação, o projeto beneficiou mais de 21 mil jovens.
O Projeto Primeiro Emprego (PPE) da Bahia está promovendo a inserção de jovens no mercado de trabalho, com foco em educação profissional e inclusão sócio-produtiva.
Desde sua criação, o projeto beneficiou mais de 21 mil jovens, dos quais 75% são mulheres e mais de 80% se identificam como pretos ou pardos. Implementado em 204 municípios, o PPE incentiva os jovens a permanecerem nos estudos enquanto adquirem experiência profissional.
Criado pela Lei Estadual n° 13.459/2015 e reestruturado pela Lei Estadual nº 14.395/2021, o PPE é voltado para egressos da Rede Estadual de Educação Profissional, proporcionando a primeira experiência de trabalho com todos os direitos garantidos pela CLT.
Segundo Antonio José Souza Assis, coordenador de acompanhamento de políticas sociais da Casa Civil, o projeto. “O projeto oportuniza a primeira experiência profissional aos egressos da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. Então, a importância perpassa por incluir os beneficiários no mundo do trabalho, proporcionando emprego e renda com a garantia de todos os direitos trabalhistas contidos na CLT.”
Para ingressar, os jovens devem ter concluído o curso técnico na rede estadual da Bahia, com convocações baseadas no mérito acadêmico. O projeto é gerido por um comitê de diversas secretarias estaduais, e as contratações são intermediadas exclusivamente pelo SineBahia, com contratos de um ano e renováveis por mais um, facilitados pela Fundação Luís Eduardo Magalhães e a Fundação Estatal de Saúde da Família.